sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A estrela da vez: chia!


Hoje em dia, não tem quem discuta os benefícios de incluir os mais variados tipos de grãos na nossa santa alimentação de todos os dias. São tantos os grãos que podem ser utilizados, que aos poucos eu vou falando de cada um deles e de todas as coisas boas que eles podem agregar na nossa vida, tá?

Vamos começar com a grande estrela do momento? A chia é a mais nova queridinha dos entendidos do assunto.


Proveniente da planta chamada Salvia hispanica, a semente da chia (como é popularmente conhecida) ficou famosa pelo seu efeito mucilaginoso, qual seja, absorver grande quantidade de água – até 12 vezes o seu peso. O que isso significa? Que ao ingerir a chia, ela chega ao nosso estômago, absorve muito líquido, aumenta seu tamanho e... bingo! Ocupa grande espaço do estômago, demora a ser absorvida e diminui a fome! Que maravilha, não? 

Conta a história (ou seria estória?) que na era pré-colombiana os guerreiros astecas se alimentavam com duas colheres de sopa da semente e conseguiam marchar durante 20 horas. Inclusive, a palavra chia significa força no dialeto maia.

Além desse grande efeito, temos vários outros:

  •          é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ômega 3;
  •         contém seis vezes mais cálcio que o leite de vaca;
  •        100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g de magnésio presente em nozes ou 1,6 kg de brócolis, por si só considerados alimentos ricos no nutriente (o magnésio é essencial para os ossos, bom funcionamento celular, síntese de proteínas, auxilia na cicatrização, dentre outras funções.);
  •     100 gramas de chia contêm 108% do manganês (intervém no metabolismo das gorduras e na síntese do colesterol) e 95% do fósforo (essencial para nossos ossos e dentes e importante para muitos processos metabólicos) demandados por um adulto;
  •         apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média;
  •          a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.


Traduzindo: além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry) e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Falta mais algum motivo para aderir a chia? Então lá vai! É rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante. 

Mas cuidado: assim como todos os outros grãos, a chia é calórica! Nem tudo é perfeito né, gente? Então, nada de se encher dessa semente (nem de nenhum outro grão). Duas colheres de sopa, de preferência no café da manhã (pode ser misturado em iogurtes, sucos, pães) e pronto! Você terá todos os benefícios sem culpa! Vale também variar entre os grãos para podermos aproveitar tudo de bom de cada um deles, sempre!

Existem várias marcas no mercado, que vendem desde a semente até a farinha, ou mesmo o óleo, além daquelas lojinhas naturais que vendem a semente a granel. Com certeza, em algum estabelecimento comercial pertinho da sua casa, você irá encontrar essa maravilha! 

Que tal aderir a essa moda e incorporar esse hábito saudável no dia a dia?

Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário