terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Refrescos em pó. Pode?


Quando a gente imagina aquele almoço de domingo, com todo os nossos queridos reunidos, sempre aparece a pergunta: e o que tem para beber? Refrigerante? Não! Todo mundo já sabe que eles fazem mal. Então, a próxima opção é sempre SUCO!

Hmmm, que delícia, não é? Ahhhh, mas dificilmente é aquele suco feito com frutas mesmo ou até da polpa. Dá um trabalho.... Descascar, picar, sujar liquidificador! Aaffff! A gente sempre acaba apelando para a praticidade e a variedade dos sucos em pó. Afinal, eles tem poucas calorias (alguns), não precisam da adição de açúcar e tem o gostinho natural da fruta, não é?

Só que não. Ali, na verdade, nem fruta mesmo não tem. Quando muito, algumas marcas possuem apenas 1% de polpa de fruta.  E o nome correto é refresco em pó, e não suco em pó! Isso já deveria dizer muito para nós. Então, o que é que tem ali naquele pozinho?

Simples. Uma mistura de açúcar e/ou adoçantes, corantes e conservantes. Ou seja, ali não existe nenhum valor nutricional, apenas produtos químicos com (muitas ou poucas) calorias: água colorida. ECA!

Mais de 80% do pozinho é composto por açucares ou adoçantes. Dos açucares, nem preciso falar muito, certo? Todo mundo tá cansado de saber que faz um mal danado. Agora os adoçantes, ou EDULCORANTES – como aparece em algumas embalagens – são desconhecidos da maioria das pessoas e podem fazer muito mal mesmo. Os mais comuns são a sacarina sódica, o ciclamato de sódio, o acesulfame de potássio e o aspartame. Reconheceu os nomes? A gente vê eles bastante por aí, em vários produtos alimentícios que consumimos todos os dias! Suspeitos de alterar nossa produção hormonal e até mesmo de causar câncer, devem ser evitados sempre! O aspartame, então, é o grande vilão dessa lista já que é considerado neurotóxico, ou seja, faz mal para os nossos neurônios e em quantidades excessivas (que ninguém sabe dizer quanto é seguro consumir) pode levar a morte! Opa.

Outro componente desses produtos são os corantes. Eles são os grandes causadores das alergias alimentares, sabiam? Os mais conhecidos e utilizados são a tartazina, o dióxido de titânio e o corante amarelo crepúsculo. Quase todas as marcas apresentam estes porque quase todos os pozinhos tem um tom de amarelo, não é?

Ah, tem mais uma coisa. Não achei nenhum estudo que comprove isso, mas todos os nefrologistas indicam uma distância destes refrescos: eles levam à infecções urinárias recorrentes além de gerar/piorar quadros de pedras nos rins! Uuuui.

E por último, mas não menos importante: tem gente que usa os refrescos em pó para tingir os cabelos, acredita?? Como se fosse papel celofane!! Se serve para essa finalidade, certamente não serve para me fazer mais saudável!! I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E!

Bom, não se deixem enganar pelas propagandas lindas, onde mulheres magras e felizes consomem, com um lindo sorriso branco no rosto, esses sucos. Ou então crianças que adoram os refrescos e pedem mais, sempre! As empresas de marketing são (bem) pagas para isso: para vender essa alegria, a magreza, a saúde e elas geralmente são boas no que fazem.

Quer mesmo fazer a alegria da galera e a vida de todo mundo mais saudável? Aposte nos sucos de frutas naturais (sem açúcar, hein?) ou então para a boa a velha água! 

                

Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário