quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Travessuras da menina má

Olá, leitores! Lembra que alguns posts abaixo eu convidei vocês para participar do nosso blog comigo? Hoja aparece o primeiro post de uma colaboradora. Monalisa Pontes é uma amiga fofa que gostou do blog e resolveu participar! Ela adora ler e quis dar uma dica para a gente! E não é que eu fiquei com vontade de conhecer o livro? Espero que gostem!


Sempre fui adepta da poesia, sempre achei mais fácil escrever pequenas linhas, soltar a imaginação e deixar meus devaneios falarem. Mas não pude resistir ao blog da Sarita, tão bem escrito, falando de mil coisas, e pontuo coisas de mulher descolada, de bem com a vida e que não tem o menor pudor de se mostrar. Se revelando de forma original, falando de suas experiências, sem se importar se são experiências Cult ou literárias. Mas sim, experiências de verdade, se dando o direito de ser profissional, e até “mulherzinha”, (adoro esse termo), pois adoro sê-lo. Falo de ser mulherzinha no sentido de poder falar de pequenas coisas, que talvez para alguns possa parecer banalidades, mas como é bom poder falar da nossa profissão, de filmes, livros, comidinhas, enfim como é bom poder falar do nosso mundo... Para alguns pode até parecer frescura, que seja, pois ser mulher também implica esses pequenos nuances.

Bom, mas hoje eu quero falar de uma garota muito má. A garota de Mário Vargas Llosa, jornalista, dramaturgo e crítico literário, nascido em Arequipa, no Peru em 1936. Confesso que sou suspeita para falar dos escritores latinos americanos, sempre apreciei esse tipo de literatura, digamos assim, mais caliente, humana e visceral. Cheia de cotidiano e contos da vida privada, mas sempre cheia de personagens épicos e apaixonantes. “As travessuras da menina má”, foi amor a primeira vista, já nas primeiras páginas, quando Ricardito conhece as pequenas chilenitas, já não dá mais vontade de parar. Quem são essas garotinhas, “fedelhas” que tanto excitam todos os garotos de Miraflores?  E assim começa a mais bela e perversa história de amor que eu já conheci, digno até de uma boa análise freudiana, o encontro da histérica com o obsessivo, a sádica e o masoquista, mas deixemos as análises de lado. Ricardito, o bom menino tinha como projeto de vida viver em Paris, e como é incrível poder viajar por Paris nessas páginas, nunca estive lá, mas com toda certeza depois dessa história a cidade luz tornou-se o quintal da minha imaginação. Depois de vários acontecimentos em sua pequena rua, nunca mais viu sua chilenita, cheia de coquetes e mentiras. Quando já era jovem a reencontrou em sua belíssima Paris, pois seu projeto de vida havia se cumprido. Agora a pequena chilenita era companheira Arlete, que depois veio a ser, Senhora Arnoux, Madame Richardson e logo depois Kuriko, mulher de Fukuda, uma espécie de sádico japonês.O bom menino, pobre coitado nunca mais teve paz, depois de vários encontros e desencontros, ela sempre aparecia, enchia sua vida de alegria, mas logo partia, um bilhete, e muita tristeza. E lá estava Ricardito, meu herói, destruído, devastado pelas travessuras da menina má. Confesso que eu nunca imaginei um amor assim, ou talvez fosse pura patologia? Não sei, mas que dá vontade de ler e reler, e assim poder alimentar a estranha vontade de me encontrar com a menina má e dizer, “se liga garota, esse homem é o amor da sua vida, deixa de histeria”! Ou então dar um sacode no Ricardito e dizer, “cara, mulher é ser da falta, nascemos com um buraco nas entranhas, se liga, tudo que é demais sobra”! Ufa, falei! Espero que Amodolvar um dia leia esse texto, convide Penelope Cruz para ser a menina má e Rodrigo Santoro para ser meu bom menino, Ricardito. Devaneios de uma boa e não tão má menina...

Gostaram? Participem também comigo! Pode ser um texto sobre qualquer assunto! Basta enviar para sa.aguilar@gmail.com. Seu texto irá aparecer sob a tag colaboradores! Aguardo vocês, hein?

Beijo.

Um comentário:

  1. Sarita sou blogueira e artesã, vi o link do seu blog lá no blog Bela Thinks e vim te conhecer, adorei e estou seguindo, venha seguir o meu também,http://neidecastor.blogspot.com.br/, ficarei feliz com sua participação, bjsss

    ResponderExcluir